Região do Pontal implementa sistema de inspeção sanitária

Medida beneficiará agricultores familiares que poderão vender seus produtos em todo território nacional

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (27), o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) aprovou a implementação do Sistema Unificado à Sanidade Agropecuária (Suasa) no território do Pontal do Paranapanema. A iniciativa é resultado de política pública construída com o apoio técnico-científico da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O serviço de inspeção sanitária vegetal e animal do Suasa proporcionará aos agricultores familiares a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

A construção do sistema junto ao Conselho de Desenvolvimento Territorial Rural (Codeter) do Pontal do Paranapanema começou em 2014, envolvendo representantes da sociedade civil e dos poderes público federal, estadual e municipal. Para viabilizar o Suasa com um custo operacional acessível aos pequenos municípios, a proposta foi encaminhada ao Ciop no ano seguinte e houve a necessidade do consórcio modificar seu estatuto, até então vinculado às questões de saúde, para se tornar multifinalitário. Esta e outras resoluções burocráticas demandaram algum tempo.

No final de 2015 foi possível formalizar a solicitação de financiamento de projetos em infraestrutura (Proinf) para estruturação do Suasa, com a deliberação de recursos de R$ 400 mil destinados às instalações de escritórios por microrregiões, sediados em Presidente Prudente, Narandiba, Presidente Epitácio e Euclides da Cunha Paulista. Os espaços destinados pelas prefeituras já foram vistoriados pela Caixa em 2016 e restam alguns trâmites legais para a liberação do dinheiro destinado à aquisição de veículos, mobiliários e equipamentos.

Para maio deste ano estão previstas novas medidas, visando à implantação e funcionamento do Suasa que é visto pelo prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo como grande oportunidade para os pequenos produtores conseguirem se posicionar melhor no mundo dos negócios, mediante a oferta de produtos certificados. O presidente do Ciop, Ailton César Herling, que é prefeito de Teodoro Sampaio, manifestou apoio à ideia. Compareceram à assembleia 13 prefeitos.

A exposição sobre o Suasa foi feita pela coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines. A reunião prevista para maio depende de agendamento com os envolvidos na proposta, especialmente os representantes do governo federal. Porém, o Ministério da Agricultura depende de que o Ciop identifique, junto a cada município interessado no Suasa, quais são as agroindústrias, sendo que para cada uma delas será necessário o preenchimento de questionário para avaliação do próprio órgão que, então, irá deliberar para cada indústria aprovada o selo de inspeção.

Fonte: Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste.